domingo, 7 de agosto de 2011

Colaboradores do Blog - Quem sou eu?

por Raphael Cassou

Difícil falarmos sobre nós mesmo, não é? Mas vamos lá num esforço de abstração falar sobre o Raphael Cassou. Afinal quem é mesmo Raphael Cassou?
Comecei minha "carreira" no mundo teatral um pouco mais tarde do que normalmente se começa, embora o "vírus" do Teatro já estivesse  inoculado e adormecido na minha pessoa. Lembro-me até hoje de um longínquo dia de 1992 ou 93 (não sei ao certo) ter assistido no pequeno auditório do Teatro Guaíra em Curitiba (sim, eu sou curitibano da gema) a peça O Vampiro e a Polaquinha, baseado no texto de Dalton Trevisan. Ao ver aquele povo no palco a sensação que tive é de que queria estar ali me divertindo com aquele pessoal. Por que sim, eles me pareciam estar se divertindo muito no palco! E eu queria fazer aquilo, afinal sou um menino que gosta de brincar. Entretanto, o desejo ficou adormecido por mais alguns anos. Mais precisamente 7 anos, até concretizar o desejo de me dedicar integralmente às Artes Cênicas. Pererequei por outras profissões  e só percebi que seria completo enquanto pessoa se tivesse o Teatro como ofício. A imagem que me vêm a mente com certa recorrência, numa tentativa de explicar minha escolha é a do circo que passa pela cidade do interior, te arrebata e te conquista. E quando o circo segue viagem, você foge com ele pra permanecer sonhando.
Pois bem, Anos mais tarde, já decidido a me tornar um ator e viver exclusivamente deste ofício. Mas esse metiê nos reserva surpresas. Ser uma pessoa de Teatro é ser um profissional que transita por vários segmentos. Em alguns momentos você atua, em outros você trabalha por trás do palco. E vai aos poucos vivenciando e aprendendo o que é esta profissão.
E foi por causa disto que acabei parando meio que por acaso no mundo da iluminação. Estava precisando cursar uma matéria eletiva na UNIRIO, pois eu sou aluno do curso de Teoria do Teatro, e meio que por falta de opções de horário acabei escolhendo a aula de Iluminação I de um certo professor Jorginho de Carvalho. Comecei a frequentar as aulas e ao poucos fui me empolgando e pegando gosto pela coisa. No semestre seguinte me matrículei em Iluminação II pra dar sequência ao que havia estudado no semestre anterior e também para pagar minhas matérias eletivas. Já posso dizer que estava contaminado pela luz também.
Ao fim de uma aula o professor Jorginho me convida pra fazer um trabalho com ele. Aceito e fico feliz com a oportunidade. E a partir deste primeiro convite, não parei mais de trabalhar com iluminação e com o Jorginho de Carvalho, grande mestre dos magos, como costumo dizer. Hoje sou bolsista de Iniciação Científica da UNIRIO e estudo a Iluminação Cênica e suas origens. Além disso, sigo como estagiário do Jorginho e a cada nova empreitada, uma grande descoberta. Como ator, hoje eu sei valorizar ainda mais o trabalho do profissional de luz. E como assistente de iluminação do Jorginho de Carvalho, aprendi - como diz o mestre - a "pintar com luzes"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário